Bioinformática e Inteligência Artificial aplicadas à Produção de Bioetanol de Agave no semiárido baiano
Este projeto visa utilizar ferramentas de Bioinformática aplicada à Biotecnologia, dentro do campo da Inteligência Artificial para a otimização de estruturas de enzimas inulinases de micro-organismos para o processo de hidrólise da inulina do Agave, uma planta com alto teor desse polissacarídeo natural, a qual é originária e adaptada a climas secos e quentes, para a produção de bioetanol na região semiárida do estado da Bahia. Isso propiciará o desenvolvimento de toda uma nova cadeia agroindustrial na região mais carente e pobre do estado, gerando emprego e renda.
_________________________________________________________________________
Desenvolvimento de pipeline computacional por inteligência artificial (IA) para descoberta de novos inibidores de proteínas-alvo de vírus emergentes
O aumento da mobilidade e das migrações humanas, o desordenado processo de urbanização, bem como o fenômeno de aquecimento global vem contribuindo para o avanço das epidemias de vírus emergentes. Dentre estes, estão as arboviroses Chikungunya (CHIKV) e ZIKA (ZIKV) que são transmitidas a partir da picada do mosquito infectado, e tem o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, como seus principais vetores responsáveis pela transmissão. Além destes, podemos citar outros agentes biológicos importantes causadores de graves infeções virais, como o SARS, MERS, SARS-CoV-2, Ebola e Marburg vírus Dessa forma, pretende-se dentro desse tema norteador empregar ferramentas de inteligência computacional para descoberta de compostos biogênicos, através da similaridade química e afinidade de interação com alvos proteicos desses vírus emergentes, utilizando ferramentas e pipelines computacionais com alto poder de triagem por inteligência artificial, capazes de priorizar compostos candidatos bioativos dentre bilhões de estruturas, para avaliação in vitro de suas propriedades farmacológicas antivirais. Finalmente, será possível contribuir para o planejamento racional de novos agentes terapêuticos para o combate de viroses emergente mundiais.